quarta-feira, 26 de março de 2014

Coragem

Hoje fui ao Ving Tsun (Kung Fu), no que foi a minha última sessão antes do nascimento do Gabriel. Tenho praticado há 2 anos e tem me feito muito bem. Não sei se quando ele crescer ele vai se interessar, mas acredito que ao menos alguma curiosidade em relação a isso ele vá ter.

E hoje quando estive lá eu recebi o livro do SiBaak Júlio Camacho (líder da família Moy Jo Lei Ou e diretor do núcleo Barra) que comprei há alguns dias. Eu e mais alguns praticantes do núcleo Copacabana compramos os livros, e pedimos a ele que fizesse uma dedicatória no livro de cada um.

A que ele fez para mim diz apenas: Coragem. E eu voltei para casa pensando nessa palavra: "Coragem".

Nesse exato momento em que estou, hoje, preciso de coragem enquanto espero o nascimento do Gabriel. Daqui a alguns dias, precisarei de coragem para ir até a maternidade e acompanhar o nascimento do meu filho.

Um pouco depois, coragem para pegá-lo no colo, cuidar dele (tão frágil!).
Em seguida, precisarei de coragem para dar o primeiro passeio com ele (esse mundo louco!).
Depois, coragem para enfrentar a primeira doença ou machucado que tiver (não maltratem meu filho!).
Coragem para levar para o médico (cuide bem do meu filho!).
Coragem na hora de deixá-lo na creche, na escola (tanto tempo longe?).
Terei que ter coragem para deixá-lo fazer a primeira viagem com os amigos, o primeiro show (de rock!).
Coragem para vê-lo crescendo e se tornando uma pessoa importante para nós e para o mundo.
Coragem para deixá-lo um dia cuidar de mim...

A partir de agora, precisarei de cada vez mais coragem todos os dias da minha vida.

E me dou conta que essa coragem toda vai ter que sair daqui de dentro, de algum lugar. Mas também penso que devo ter causado sentimentos muito parecidos no meu pai, quando foi a vez dele. E acho que essa Coragem vai ter que vir do Coração, vindo do meu pai, passando por mim e, um dia, chegando no Gabriel.

Esses dias têm sido bastante intensos, com a aproximação do nascimento dele. Cada dia mais sinto um frio na barriga quando penso que está chegando O Dia. E o frio na barriga logo bate no coração, que se enche de felicidade.

E de CORAGEM!

Do francês courage.
Do latim *coraticum (cor + -atĭcum): associação entre a palavra latina cor, que tem como um dos significados a palavra coração, e o sufixo latino -atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede. A palavra latina cor, por sua vez, pode ser derivada da raiz indo-europeia kerd-, da qual derivaram tanto a palavra grega kardia (καρδία) – em cujo significados encontram-se coração, a vida do espírito (pensamentos e sentimentos) e também, por analogia, o meio, mediania – quanto a palavra latina credere, que corresponde a crédito, confiança e compromisso.
-- Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/coragem




[Para saber mais sobre a minha experiência com o Ving Tsun, leia o meu outro blog!]

3 comentários:

Erika Storino disse...

Que lindo, Bruno! Vc vai descobrir uma coragem dentro de vc que nem sabia que existia após a chegada do Gabriel...a adrenalina é grande nessa reta final, mas fique tranquilo...já deu tudo certo! Se entregue neste momento mágico e único...! Um super beijo!!!

Márcio Linhares disse...

Coragem... coragem... coragem...
Essa palavra, meu filho representa uma atitude fantástica! Essa atitude só é possível para quem se permite ter medo, que é a coisa mais natural no mundo.
O medo está presente todos os dias em nossas pré-ações e desejos. Mas a ele temos que agradecer pois só na presença dele é que a coragem pode aflorar.
A coragem é um 'de repente'.
A coragem é uma reflexão.
A coragem é uma dádiva que nos mostra o quanto podemos e somos fortes e realizadores.
A coragem nos dá força e confiança em saber que o mundo está na nossa frente, nos desafiando e nós, no tal 'de repente', descobrimos o gigante que adormece dentro de cada um.
Pense agora numa corrente fantástica: você, como elo central dessa corrente, tem a força e a GARANTIA dos elos anteriores, eu, sua mãe, sua irmã, seus amigos. E agora prendendo-se a um novo elo, o GABRIEL, junto com Fernanda e seus pais e amigos, recebe este lindo ser para dinamizar sua vida.
Gabriel chega também cheio de coragem.
Todos precisam dela.
Todos a tem, a maior parte do tempo adormecidinha.
Se precisar acordá-la é simples assim: Você, depois de amanhã será maravilhosamente e CORAJOSAMENTE...PAI!
Beijão, meu filho!
E...

Unknown disse...

Continuo sem conseguir falar nada. Choro e nó na garganta é tudo. Qq um que tenha oportunidade de ler isto, sabe que vc será um grande e corajoso pai. Amo vc meu filho, sempre.