quinta-feira, 28 de maio de 2015

Primeiros passos

Estamos na expectativa para o Gabriel começar a andar. Só falta isso pra ele poder ir pra creche.

O "mercado" das creches é tão louco por aqui que tivemos que entrar em uma fila na creche que escolhemos para esperar por uma vaga pra ele. Entramos na fila logo depois que ele nasceu, na esperança de conseguir uma vaga em uns 4 ou 6 meses. Não conseguimos (isso porque entramos numa fila "especial", para parentes de ex-alunos - a fila "normal" é pior, demora mais).

O fim do ano chegou mas a vaga do Gabriel não. Nos disseram que provavelmente no início do ano. Entramos em contato mais tarde e nos informaram que sim, haviam conseguido uma vaga para ele, mas ele teria que estar com 1 ano completo e já estar andando. De qualquer maneira, ficou marcado para fazer a adaptação na creche a partir de abril, já que ele completaria 1 ano no final de março.

O aniversário passou e ele não andou. Não foi pra creche.

Com isso a expectativa continuava crescendo. Ele demorou para começar a engatinhar, mas depois desenvolveu rápido. Depois de um tempo começou a ensaiar ficar de pé. Ficou de pé, apoiado nos móveis, ou na gente, e começou a dar uns passinhos assim, com apoio. Mas ainda não se soltava.

Com a Giulia, minha afilhada. O Gabriel chega engatinhando até a porta, e se levanta com apoio. Ela, um mês e meio mais velha que ele, já está andando sozinha.
 Mas, como já estava ensaiando seus passinhos, isso significava que iria começar a andar em breve. Como ele ainda não foi pra creche, a Fernanda continua passando o dia com ele, em casa, enquanto eu já voltei para o ritmo de trabalho pouco depois do nascimento do Gabriel. Então eu já tinha colocado na cabeça que eu não estaria presente para ver os primeiros passos dele. Falei com a Fernanda pra estar sempre com o celular com a bateria carregada e câmera a postos, para conseguir registrar o momento e eu poder ver depois.

Na casa do vovô Luiz e vovó Tania, ele adora ficar olhando pela janela, que lá é baixa - e fica todo o tempo fechada

Cada vez mais o Gabriel ia ganhando mais equilíbrio e mais força nas pernas. Ele já ficava de pé muito bem, com apoio, já começava a ficar brevemente de pé sem apoio, e já ensaiava as suas "dancinhas", provando que as pernas estavam cada vez mais fortes.

No dia das mães, aqui eu achei que ele fosse dar o primeiro passo sozinho, mas sentou logo depois...

Eis que, em um domingo desses, quando fomos visitar os meus pais, ele estava brincando no quarto, apoiado no móvel da TV. Eu achei que aquele poderia ser o momento e liguei a câmera do celular para filmar. Na noite anterior eu tinha tirado umas fotos com flash, e esqueci de desligar - o Gabriel se incomoda com a luz forte do flash, então deixo sempre desligado. Mas, como esqueci de desligar na noite anterior, quando comecei a filmar o flash acendeu, mas como o quarto estava claro aquela luz não o incomodou. Ao contrário, chamou a atenção e ele começou a vir na direção da câmera.

Quando, finalmente, ele soltou a mão do móvel e deu um, dois passos.

Foi bastante emocionante, principalmente porque eu já tinha me acostumado com a ideia de que eu não estaria presente naquele momento. Nós parecíamos uma torcida de futebol quando o artilheiro faz um gol, e dá pra ver isso tudo no vídeo que eu consegui fazer. Inclusive é muito legal ver a reação da Fernanda no fundo do vídeo quando ele começa a andar (este vídeo abaixo não está cortado para o formato do Instagram, então ela aparece!).




Só que, por enquanto, ele está nesses poucos passos, de vez em quando. Não está andando efetivamente, mas está no caminho!

A equipe da creche ligou para saber dele, e a Fernanda disse que ele ainda não estava andando, mas que já tinha começado a dar uns passos, então marcaram a adaptação da creche novamente para o meio de junho, que "até lá ele com certeza já estará andando".

Vamos torcer!!!


Não se esqueça de visitar o blog de fotos pra ver minhas fotos com o Gabriel!

Nenhum comentário: